Web-FerroMHnegativo.jpg (5735 octets)      Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz      Web-Piaf MH1.jpg (8969 octets)

  Sahara Din Biarritz
Home Index

Voltar à página Origens            Retour a la page Origines            Page Lines

Sahara Din Biarritz (PSA), em resumo
- Campeão de Portugal aos 4 anos -

 

Origem:

O pai, Diniz Met Biarritz, foi vendido como garanhão à Coudelaria Nacional, tendo sido
- 4 vezes Campeão Nacional, em Modelo e Andamentos
- 4 vezes Medalha de Ouro
- 3 vezes Campeão das Taças de Portugal e dos Critérios, em Ensino

A mãe, Araby Ibn Biarritz, filha de Flipper, garanhão do Estado Francês, e da Campeã Qkehjy Ibn Biarritz, foi 
Campeã em França e em Portugal.

O avô, Comet, foi Campeão do Mundo

 

ORIGEM PATERNA

O pai de Sahara Din Biarritz é Diniz Met Biarritz:


Palmarés « Modelo e Andamentos »:
Em França: 1982 - 1º
Em Portugal: 1984 - 1º, 1º, Campeão Nacional, 1º, 1º
1990 - 1º, 1º, Campeão Nacional
1991 - 1º, Campeão Nacional
1992 - Campeão Nacional Elite
Palmarés « Ensino »:
1985 - 1º
1986 - 1º, 4º, 1º, 1º, 1º, 1º, 3º, 2º, Campeão Nacional do nível, 1º, 1º, 1º, 4º, 3º, 3º, 2º, 2º, 2º,
Vice-Campeão Critério, 3º Top Equestre
1987 - 3º, 1º, 2º, 1º, 4º, 2º, 3º, 2º, 4º, 3º, 2º, 2º, Campeão Critério, 2º, 1º, Campeão Taças de Portugal
1988 - 2º, 3º, 2º, 3º, 4º, 3º. 2º, 4º, 2º, 1º, 2º. 5º, 4º, Vice-Campeão Taças de Portugal



Diniz é um garanhão castanho com muito tipo, proporções magníficas, grande poder e extraordinária saúde.
Muito premiado em França e em Portugal, contando 7 títulos de Campeão, 2 títulos de Vice-Campeão e 27 primeiros prémios, em provas de Modelo e em provas de Ensino.
Em Concursos Nacionais de Modelo e Andamentos, foi primeiro com 1 ano, com 3 anos, com 4 anos, com 5 anos, etc., sendo quatro vezes Medalha de Ouro e quatro vezes Campeão Nacional.
Como tem notáveis qualidades funcionais e andamentos de excepção, em Ensino foi Campeão dos Critérios e Campeão das Taças de Portugal dos 6 anos (prova nível Médio), Vice-Campeão de Portugal dos 5 anos (nível E), e Vice-Campeão das Taças de Portugal com 7 anos (nível Superior), sempre em provas abertas a todas as raças.
Produz excepcionalmente, e nos seus filhos encontramos por exemplo Sahara Din Biarritz, Campeão Nacional, Jezabel Din Biar-ritz, Campeã Nacional e Koheilan Din Biarritz, Vice-Campeão Nacional, atrás de seu pai.
Em 1996 foi vendido ao Estado Português, como Garanhão Nacional. Há já vários anos que cobre todas as éguas árabes do Estado (Fonte Boa).
A linha de Diniz, reúne os sangues dos Veragua, dos Crabbet e dos Comet. Nela encontramos 3 vezes o chefe de dinastia Ofir (pai dos chefes de raça Wielski Szlem - pai de Czort - e Witraz - pai dos campeões Celebes, Bask e Bandola, provavelmente a égua mais famosa do mundo), e também várias vezes os celebérrimos Barquillo, Scanderich, Bag-dad, Skowronek (o « Cavalo do Século »), Wan Dyck, Ibrahim, Tripolys, etc. Na origem de Diniz há a salientar particularmente: 
Badr Bedur - Família Kuailan Afas (nascido no deserto).
Pai do Diniz, filho do fabuloso Comet, Badr Bedur nasceu na Coudelaria de Nowy Dwor na Polónia, onde correu com grande sucesso. Foi garanhão principal da Coudelaria de Michalow, também na Polónia, de 1962 até 1967. Comprado pelo Estado Francês, foi garanhão dos « Haras Nationaux ». A sua descendência tem muito êxito na Polónia (Dan-bor, etc.), nos USA (Dratwa, etc.), em França (Diniz Met Biarritz) e em Portugal.
Comet (Abu Afas e Carmen par Tripolys) - Campeão do Mundo, avô de Diniz, não necessita de apresentação, dado que é o garanhão líder, a nível mundial, dos anos 50 a 60. Pai de muitas dezenas de campeões nos USA e no resto do mundo.
Bint Munira - Avó paterna de Diniz, é uma filha dos grandes campeões Wielki Szlem (Ofir e Elegantka par Bakszysz), e Munira. É irmã plena de El Mudir (USA National Champion Park House), e mãe de Nebulosa (campeão nacional da Suécia) e de muitos ganhadores em corridas.
Qkyjahlla Ibn Biarritz  - Mãe de Diniz, é pelo pai e pela mãe neta do Campeão dos Campeões de todas as raças no México, Cejuba El Berana. É também meia irmã dos Campeões da Europa Qkyjul Ibn Biarritz e Reject Ibn Biarritz. Qkyjahlla é uma bela égua ruça, que produziu oito poldros em oito anos. A primeira das suas filhas a fazer competição, Aicha Ibn Biarritz, foi a melhor poldra do ano em corridas profissionais de árabes, em França.



A mãe de Sahara Din Biarritz é Araby Ibn Biarritz:


Palmarés « Modelo e Andamentos »:
Em França: 1979 - 1º
1980 - 1º, 1º, Campeã Regional
1981 - 1º, 1º, 1º, 
1979 - 1º
Em Portugal: 1983 - Campeã Nacional da Raça PSA

Ganhadora em provas de Modelo e Andamentos com um ano, dois anos, três anos e quatro anos em França. Medalha de Ouro no Concurso Nacional Oficial de Lisboa de 1983.
O pai de Araby, Flipper (garanhão do Estado Francês), foi um dos três melhores pais de ganhadores de CCE, em França.
A mãe de Araby, Qkehjy Ibn Biarritz (PSA), foi duas vezes Vice-Campeã em França e tem movimentos sumptuosos. É meia irmã dos Campeões da Europa Qkyjul Ibn Biarritz (grande ganhador em Modelo e Andamentos e em Ensino, em França) e Reject Ibn Biarritz (em Modelo e Andamentos Campeão da Europa - Paris -, em Steeple PSA Vice-Campeão de França - 3000 metros Pompadour -, em CSO PSA Vice-Campeão de França - Pompadour-, Vencedor do Critério de Ensino em Lisboa, e em CCE Vice-Campeão e Campeão de França - PSA-, Campeão do Sud Ouest - França -, e duas vezes vencedor do CCE de Mafra).
A produção desta égua é excelente, com poldros extremamente fortes e saltadores e ganhadores de várias medalhas de ouro: Araby Ibn Biarritz (um dos monumentos desta Coudelaria), Fudjy Ned Biarritz, Ksaryne Biarritz, Niky Biarritz, Queeny Biarritz, Lancelot Biarritz, Melody Biarritz (extraordinário saltador, infelizmente morto muito novo), Irkutsk Von Biarritz (aos 4 anos Vice Campeão Nacional da Raça Cavalo Português de Desporto, no Concurso Nacional Oficial de Lisboa de 1990, atrás do imbatível Campeão Faust Biarritz), são alguns dos excepcionais produtos da Qkehjy Ibn Biarritz.
O pai da Qkehiy Ibn Biarritz, Jahcyr Ben Cejuba, medalha de ouro no Campeonato de Espanha, em Madrid, é um filho de Cejuba El Berana, Campeão dos Campeões de todas as raças na Mexico.
A mãe, da Qkehiy Ibn Biarritz, Xheysah, importada de Espanha, tem na sua origem os Campeões Ilustre, Razada, Saklanoy (nascido no deserto), Lils (nascido no deserto),etc., e os chefes de raça Rasim, Mootrub, Wan Dick, etc.

Araby é uma das grandes bases da Coudelaria a que pertence. É mãe, por exemplo, do excelente garanhão Feby Boy Biarritz. Nascido na coudelaria em 1983, Feby é um garanhão lazão, muito elástico, fisicamente perfeito, com um carácter ideal: calmo, fino, aten-to e corajoso.
Ganhou 23 primeiros prémios em 2 anos. É Campeão Nacional dos 3 anos, Campeão Nacional da Raça CPD (1991), vencedor do Critério dos 4 anos em Ensino, duas vezes Campeão das Taças de Portugal em Ensino(1987 e 1988), Vice-Campeão dos Campeões de Ensino de todos os níveis, em 1988 (atrás de Elcyna Of Biarritz), vencedor do Top Equestre 1987, etc.
Em CSO, no seu primeiro ano de provas, realizou 14 percursos e 8 barragens sem faltas, 8 percursos com 4 pontos e zero percursos com mais de 4 pontos. Uma queda, impediu-o de continuar uma carreira que teria certamente sido fora de série.
Neto do fabuloso Cor de Chasse e filho de Lucky Boy II (seis percursos sem faltas em St Lo, antes de ser garanhão nacional do Estado Francês), Feby Boy tem também uma aptitude fora de série para o obstáculo.



Voltar à página Origens            Retour a la page Origines            Page Lines

Home Index