Web-FerroMHnegativo.jpg (5735 octets)      Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz      Web-Piaf MH1.jpg (8969 octets)

  História
Home Index O Árabe Português

1977 - Em Biarritz,  Fili Biarritz, passage (M. Heleno)

Mais de meio século de história !

1980 - A Pirueta do Campeão da Europa Ohxul Ben Biarritz (PSA)
- montado por M. Heleno -

 

1975 - Pelops Biarritz (ladear)
- montado por M. Heleno -

 

1979 - Qkarahl Biarritz aos 5 anos
(42 vitórias consecutivas em Ensino !) 
- montado por M. Heleno Júnior -

 

1959 - Conte Amour
(21 vitórias consecutivas) 
- conduzido por M. Heleno -

 

 

Quem é o Dr. Manuel H. Domingues-Heleno ?


"
Diplomata, empresário, escritor, cavaleiro e criador, Manuel Heleno preside  várias organizações internacionais e nacionais, que  por vezes  fundou, como a Associação Portuguesa do Cavalo Árabe, a Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe, a Associação Portuguesa do Cavalo Luso-árabe, a Organização Mundial do Cavalo Árabe Montado ou Atrelado, o El Rey Clube D. Duarte I, etc. Membro do Conselho de Administração da "Conference International de l'Anglo-arabe", 1º Presidente da Comissão de Desporto da ECAHO e Membro da Direcção da Associação Portuguesa do Cavalo "Selle Français".

 É também o autor do Stud Book do Puro Sangue Árabe (que estuda todos os seus antepassados até ao Árabe original, no deserto), e ainda escritor do excelente livro "O Cavalo Árabe em Portugal" (já esgotado) e da grandiosa obra "Tourada - Tradição Portuguesa" (ver página Imprensa). Escreveu também inúmeros artigos em revistas e jornais de vários países. 

Juiz internacional "de referência", julgou em muitos países e nomeadamente Campeonato Nacional de AA em São Paulo (Brasil), e os Campeonatos do Mundo e da Europa, em Paris. Representou Portugal em variadíssimos congressos, em vários continentes. 

Como cavaleiro, ganhou mais de 200 competições, nacionais e internacionais. Como criador, o palmarés dos animais da sua Coudelaria diz tudo". (extracto de imprensa)

 

     A Coudelaria Manuel  Heleno -
- Haras Biarritz

A Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz tem a sua origem na notável Coudelaria de Guilherme Correia Gyão, salva dos vandalismos que seguiram o 25 de Abril de 1975 por ter sido vendida para Espanha antes daquele acontecimento.

     Em 1977 a Coudelaria foi instalada em França e em 24 de Março de 1978, foi fundada e registada oficialmente naquele país como “Société Civile Haras Biarritz”. Em Junho de 1982, todo o efectivo regressa a Portugal e é definitivamente instalado na propriedade em que se encontra.

     O núcleo de cavalos Puro Sangue Árabe reunidos na Coudelaria Gyão era incontestavelmente um dos melhores existentes a nível mundial. Reunia animais das duas melhores Coudelarias da época: a do Duque de Verágua (descendente de Cristóvão Colombo) e a de Crabbet Park (fundada por Lady Blunt, neta de Lord Byron). Além de contar com notáveis reprodutores oriundos da Coudelaria Nacional portuguesa, cuja selecção é mundialmente reconhecida como uma das mais duras que se realizou ( ver a página " O Árabe Português " ) .

     Foi a grande qualidade desses animais que decidiu o actual proprietário a comprar aquela éguada árabe.

     Sabedores que o Puro Sangue Árabe é o fundador de quase todas as raças (o Puro Sangue Inglês, por exemplo), mas também o melhorador de todas as outras, cruzámos as Árabes com excepcionais Sela Francês ou  Puro Sangue Inglês (ver origens), tendo o resultado desportivo ultrapassado todas as expectativas, como se verifica pelo palmarés obtido. 

     As muitas dezenas de anos de existência da Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz, a severa selecção praticada ao longo de todas essas décadas, a base inicial constituída por animais Puro Sangue Árabe de grande valor e a selecção dos notáveis garanhões Sela Francês ou Puro Sangue Inglês que beneficiaram as éguas, são os factos que constituem o principal segredo da enorme qualidade obtida.

 

Deseja uma informação ?   Telefone,  envie um  fax ou um e-mail.  Nós respondemos.
Copyright © 2000 Coudelaria M.Heleno - Haras Biarritz 
Cavalos e éguas à venda

   Next / Suivant

Home Index O Árabe Português