Web-FerroMHnegativo.jpg (5735 octets)      Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz      Web-Piaf MH1.jpg (8969 octets)

  Artigo 023
Home Index

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

 

Notas soltas

O congresso da WAHO, em Varsóvia,
foi histórico, com o fecho do stud-book mundial do cavalo
Puro Sangue Árabe

 

De 8 a 16 de Agosto passado realizou-se em Varsóvia mais um Congresso da WAHO (World Arabian Horse Organization). Com uns 50 países representados e uns 300 congressistas, foi uma reunião que durou vários dias bem repletos, de grande interesse e em que se tomaram decisões da maior importância.

Entre elas, uma resolução histórica: o fecho do Stud-book Mundial do Puro Sangue Árabe.

A partir desta data, no mundo, nenhum cavalo pode ser inscrito como Árabe se os pais não estiverem já registados num stud-book reconhecido pela WAHO.

Isto põe um termo definitivo à possibilidade de inscrever cavalos que ainda não estavam declarados, como acontecia aos oriundos de tribos nómadas que, parece, tinham dificuldade em ser informadas da obrigatoriedade de registarem os seus animais.

No entanto, com o número crescente de corridas para Árabes e a enormidade dos seus prémios monetários, a tentação de diligenciar para inscrever como Árabe um animal que o não era, tornava-se cada vez mais atractiva. É certo que as comissões que estudavam e verificavam a veracidade das declarações dos candidatos ao livro genealógico eram extremamente exigentes e usavam do maior rigor. Mas também é verdade que, mesmo com a maior honestidade e conhecimento, um erro involuntário podia ser cometido.

É uma decisão que, pessoalmente, abraçava há vários anos e que tem como consequência a preservação da pureza da raça. A resolução foi tomada depois de viva e longa discussão e após a votação de todos os delegados dos diferentes países presentes na Assembleia-geral (26 votos a favor, 16 contra e 14 abstenções).

 

Muitas outras resoluções foram adoptadas. Entre elas decidiu-se que um passaporte é um documento vitalício de cada cavalo e não deve ser substituído mesmo em caso de importação. Também um passaporte não deve servir de prova de propriedade e os passaportes desportivos da FEI não devem ser aceites para inscrição de um animal importado no stud-book do país importador.

Brevemente, os passaportes europeus standard terão o tamanho e forma de um cartão de crédito, com inúmeras indicações internas (nome do cavalo, data nascimento, nº microship, stud-book de origem e seu nº, criador, exames sanitários, etc.).

No que respeita à inseminação, a clonagem não é aceite pela WAHO, a transferência de embriões só deve ser permitida para um embrião por égua e por ano, e a inseminação artificial é admitida seja ela sob a forma fresca, semi-fria ou congelada.

A WAHO está a preparar a realização de uma base de dados universal para o Puro Sangue Árabe, base de dados que será colocada na internet.

O nome de um animal não pode ser mudado sem autorização do stud-book de origem e pode conter até um máximo de 26 caracteres, incluindo espaços.

O microship é uma ajuda na identificação mas não deve de forma alguma constituir a única identificação do animal. O nº do microship deve ser transcrito para o banco de dados do stud-book.

Os animais de países cujo stud-book não está reconhecido pela WAHO não podem ser inscritos no Stud-book de um país membro da WAHO.

 

Na minha intervenção, como delegado de Portugal, além de indicar os números estatísticos que todos os países devem fornecer, falei nas nossas origens e na nossa criação cavalar, nas antigas e nas actuais provas desportivas de selecção de reprodutores, na qualidade funcional dos nossos Árabes, nos seus brilhantes resultados em desporto e em tauromaquia, no livro “O Árabe em Portugal”que a Associação Portuguesa do Cavalo Árabe lançará em Novembro próximo, no projecto do raide de 1.000 km em 2005, etc.

 

Os Polacos receberam-nos muitíssimo bem e dispensaram-nos as maiores e mais simpáticas atenções. Depois do Congresso, começou uma grande festa para todos os amantes do Cavalo Árabe. Os organizadores abriram-nos as portas das coudelarias estatais (que possuem mais de 600 animais), e fomos agraciados com uma bonita tarde de corridas de Árabes no excelente hipódromo de Varsóvia. Assistimos ainda a uma bela apresentação de animais de elite e ao disputadíssimo e bem organizado Campeonato Nacional de Show. O tradicional e tão importante Leilão Anual de Puro Sangue Árabes do Estado, também foi realizado nesta ocasião. Os animais apresentados justificaram os altos preços atingidos. O recorde da venda pertenceu a uma égua de 10 anos: 300.000 euros, sejam aproximadamente 60.000.000 de escudos! A média geral foi de 55.000 euros por animal, se considerarmos os 30 postos em venda.

 

Desde a minha primeira viagem à Polónia, já lá vão uns 20 anos, tenho a convicção que os cavalos daquele País são bonitos e extremamente funcionais. Esta crença confirmou-se plenamente depois de tudo o que vi. Ao ponto de afirmar que a Polónia continua talvez a ser o país com o melhor núcleo de Árabes a nível mundial. E é tão verdade que, embora não fosse minha intenção, acabei por não resistir a comprar e importar o bonito Fryderyk, apresentado no leilão, um excelente garanhão de 4 anos que ganhou corridas e que concentra na sua linha origens de grande prestígio mundial.

 

Enfim, quero aqui expressar os nossos agradecimentos e toda a admiração por tudo o que os Polacos têm realizado em favor do Puro Sangue Árabe, com a inquestionável selecção que desde sempre realizaram, procurando o cavalo bom e bonito, seja, o Árabe ideal.

Parabéns Polónia!

 

Manuel Heleno

Site: www.coudelaria-mh.com

(Fotografias de MH)

 Legendas das fotografias:

1 – A apresentação de alguns reprodutores, aos convidados                       

2 – O bonito hipódromo de Varsóvia                                                                      

3 - As 8 corridas do dia foram muito disputadas                                                       

4 – Durante os julgamentos do Campeonato da Polónia                                            

5 – Durante o Leilão vimos belíssimos cavalos, mesmo se discordamos
da posição de “show”em que os colocam                                                                

6 – A poldra de 1 ano, Campeã dos Campeões                                                       

7 - Durante o Congresso

8 – Durante as apresentações foi-nos mostrada a versatilidade que caracteriza o Árabe

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

 

Home Index