Web-FerroMHnegativo.jpg (5735 octets)      Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz      Web-Piaf MH1.jpg (8969 octets)

  Artigo 020
Home Index

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

 

Notas Soltas

 

Associação Portuguesa do
Cavalo Árabe (APCA)

e

Associação Portuguesa do
    Cavalo Anglo-árabe (ACAA)

 

Para garantir uma maior eficácia e uma inteira representatividade federativa, nacional e internacional, na quarta reunião dos Criadores e Proprietários de PSA foi decidido por unanimidade fundar a “Associação Portuguesa do Cavalo Árabe” (APCA), já aceite pela Direcção Geral dos Registos e do Notariado, Registo Nacional de Pessoas Colectivas, com o número 306290.

 

Mas dado que os principais interessados no Anglo-árabe são na sua maioria criadores de Cavalos Árabes, naquela reunião foi igualmente decidido por unanimidade fundar a “Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe” (ACAA), também já admitida pela Direcção Geral dos Registos e do Notariado, Registo Nacional de Pessoas Colectivas, com o número 317162.

 

A Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e a Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe têm por principais finalidades:

- Assegurar o estudo, a defesa, a promoção, a coordenação e a representação dos interesses gerais da criação daquelas raças, nomeadamente junto das autoridades públicas e dos organismos nacionais, comunitários e internacionais

- Assegurar o melhoramento das duas raças pela selecção de bons reprodutores

- Assegurar a manutenção dos Livros Genealógicos do Puro Sangue Árabe e do Anglo-árabe

- Assegurar a defesa, a promoção, a coordenação e a representação dos interesses dos seus Sócios em todos os domínios, sejam eles técnicos, económicos, sociais ou fiscais, nomeadamente junto das autoridades públicas e dos organismos nacionais, comunitários e internacionais

 

Em acordo com o proposto pelo presidente da referida reunião, todos concordaram que os Livros Genealógicos daquelas raças se mantenham na Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas até à sua transformação em Federação Portuguesa de Criadores de Cavalos de Raças Selectas.

 

Até à primeira Assembleia-geral das referidas Associações, que terá lugar em Janeiro próximo, foram constituídas duas Direcções de transição, compostas por João Nogueira Lopes Aleixo, Caetano Macedo de Oliveira Soares, José Maria de Sousa Vaz Freire, Manuel H. Domingues Heleno e José Adriano Murteira Martins.

 

Todos os interessados em se tornarem Sócios de uma daquelas associações devem contactar um dos Membros da Direcção atrás referidos, enviar um fax para o 261 961 282, ou endereçar um email para as respectivas associações: apca@sapo.pt ou apca@iol.pt (Puro Sangue Árabe), acaa@iol.pt (Anglo-árabe).

 

 

Acontecimento: Uma grande festa com PSA a tourearem

No quadro da APCA, uma reunião particular reuniu criadores e proprietários de PSA, na Herdade de Pégoras, onde foram recebidos com a maior simpatia pelos donos da Casa, Senhor Luís Miguel da Veiga e sua Mulher. Depois do suculento almoço, foram apresentados a tourear vários Puro Sangue Árabes. Foi um espectáculo lindo, cujo êxito se deve aos ilustres Cavaleiros Luís Miguel da Veiga, António Brito Pais, Luís Brito Pais, Pedro Franco e Manuel Bastos, montando magníficos corcéis que muito prestigiam os seus criadores, os seus proprietários e toda a raça Puro Sangue Árabe.

Bem hajam Luís Miguel da Veiga e sua Mulher, pelo imenso prazer que a todos proporcionaram !

 

Manuel Heleno

www.coudelaria-mh.com

  

Legendas das Fotografias

 Foto 3 – O Puro Sangue Árabe, Senhor entre os Senhores

Foto 6 – O Anglo-árabe é um excelente cavalo de desporto (Rakel Of Biarritz, AA, 6 anos)

 Fotos Festa Taurina – Assim se toureou na Herdade de Pégoras ...

 

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

 

Home Index