Web-FerroMHnegativo.jpg (5735 octets)      Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz      Web-Piaf MH1.jpg (8969 octets)

  Artigo 012
Home Index

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

Notas Soltas

Ilha Terceira, Ilha de Beleza,
de Cavaleiros e de Cavalos

 

A Terceira, assim denominada por ter sido a terceira ilha da região a ser descoberta pelos portugueses (1444), faz parte do grupo central do Arquipélago dos Açores, assim chamado por naquela época ser ninho de muitas aves de rapina, os açores.

Se todo o Arquipélago é conhecido pela suavidade do seu clima e beleza natural, os terceirenses não escondem a importância que dão às actividades culturais e à diversão, com festas que duram praticamente todo o ano !

Foi portanto com o maior interesse que aceitei o convite para ali ir julgar uma série de provas de Ensino e de Modelo e Andamentos, enquadradas num festival hípico chamado “Show Luso-Americano”, que como o nome indica também comportava um Concurso Western.

 

Esperava provas com meia dúzia de concorrentes, encontrei umas largas dezenas !  Esperava um nível de cavaleiros e de montadas bastante baixo, encontrei excelentes elementos !  Esperava instalações precárias, encontrei picadeiros capazes de envergonhar alguns dos conceituados no continente !  Esperava um público reduzido, encontrei “salas cheias” !  Esperava um interesse equestre limitado, encontrei um entusiasmo surpreendente !  E esperava encontrar um povo extremamente simpático, afável, acolhedor, orgulhoso, e encontrei-o !

 

O concurso de Ensino decorreu a um ritmo perfeito. Vi algumas provas excelentes, muitas vezes com concorrentes que podem perfeitamente participar em níveis superiores aos ali organizados, o que, evidentemente, será feito no próximo festival.

A prova reservada aos menos de 17 anos viu triunfar Mary Alice, seguida de perto por Sara Ashby, Luísa Lourenço e João Baldaya. De notar que entre os primeiros 7 concorrentes não houve mais de 5 pontos de diferença.

A prova para os adultos foi bem ganha por Nuno Pontes, que fez uma boa apresentação. João Oliveira, Duarte Rico e Paulo Rei Duque classificaram-se nos lugares seguintes.

 

Em Modelo e Andamentos houve várias provas de interesse e como juiz fiquei surpreendido com a qualidade de alguns animais apresentados. Infelizmente, os resultados não me foram ainda transmitidos.

 

Na prova de Western Pleasure Juniores, o vencedor foi Marco António Nogueira Medeiros, seguido por Emanuel Kyle Fagundes e Jacob Ryan Fagundes.

Na prova para adultos foi vencedor Bobbie Kneisley com o garanhão Quarter Horse, Solano Sprat. O 2º e 3º prémios foram para Fabrício Rico e Becky Boone.

 

A organização das provas foi positiva e sem o mais pequeno problema. E foi com o maior prazer que notei a vontade, manifestada pelos organizadores e pelos cavaleiros, de progredir, de aprender, de receberem conselhos. E tudo com uma modéstia e naturalidade muito agradável. Como estamos longe do que por vezes se passa no continente, em que quase todos pretendem tudo saber, sem notarem que muitas vezes só demonstram a imensidade da sua ignorância.

Como me dizia o Senhor Fernando Fagundes, referindo-se ao desenrolar do concurso, “não correu mal mas para a próxima há-de ser melhor”. E se, como previsto, se realizarem provas todos os meses, não tenho duvida que brevemente o Concurso da Terceira será uma manifestação hípica de interesse, para o qual o trabalho do Senhor Fernando H. S. Fagundes, o grande impulsionador destes concursos, e do Senhor Professor Artur da Câmara Machado, terão contribuído em grande escala.

 

E para acabar, uma modesta sugestão que estou certo entusiasmaria toda a Ilha: a organização de provas de Equitação de Trabalho, concursos em que os portugueses são exímios e que estou certo convêm perfeitamente às condições do arquipélago.

 

Parabéns e obrigado a todos os terceirenses !  E que pena no continente não termos pastagens como as da vossa magnífica terra !

                                                                                                        Manuel Heleno
                                                                                                     
(www.coudelaria-mh.com)

 

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

 

Home Index