Web-FerroMHnegativo.jpg (5735 octets)      Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz      Web-Piaf MH1.jpg (8969 octets)

  Artigo 025
Home Index

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

Foi criada a
Associação Portuguesa do
Cavalo Luso Árabe (APCLA)

  

Aos 4 de Março do corrente ano, na última Assembleia-geral da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe, o sócio Senhor Nuno Simões levantou o problema do cavalo Luso-árabe, que não tem stud-book, não sendo por isso reconhecido como raça, e que pela sua origem está muito próximo do Puro Sangue Árabe. A ideia recebeu o aplauso unânime de todos os presentes e foi decidido que se estudasse rapidamente o assunto.

Depois da Assembleia-geral, as Direcções da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe e da Associação Portuguesa do Cavalo Anglo-árabe reuniram-se e, dada a grande ligação que existe entre o Cavalo Árabe e o Luso-árabe, dado que é uma raça que interessa muitos criadores de Puro Sangue Árabe e dada a sua grande qualidade e dimensão a nível nacional, decidiram por unanimidade fundar a “Associação do Cavalo Luso-árabe” (ACLA) e aprovaram os seus Estatutos.

A nova Associação garantirá uma maior eficácia e uma inteira representatividade nacional e internacional da raça Luso-árabe e irá depois realizar o seu stud-book, de forma a valorizá-la, a obter o seu reconhecimento além fronteiras como raça portuguesa e a permitir que os seus criadores recebam subsídios da Comunidade Europeia.

Até à primeira Assembleia-geral da Associação do Cavalo Luso-árabe a Direcção da nova Associação é a mesma que a da Associação Portuguesa do Cavalo Árabe (João Nogueira Lopes Aleixo, José Maria de Sousa Vaz Freire, Manuel H. Domingues Heleno - Presidente -, José Adriano Murteira Martins e Caetano Macedo de Oliveira Soares).

Esta importante decisão será devidamente participada ao Senhor Director do Serviço Nacional Coudélico, com o pedido de apoio no reconhecimento de tão importante raça e faceta da criação cavalar portuguesa, o que não deixará de contribuir para o prestígio nacional.

A Associação do Cavalo Luso-árabe tem por principais finalidades:

- Assegurar o estudo, a defesa, a promoção, a coordenação e a representação dos interesses gerais da criação daquela raça, nomeadamente junto das autoridades públicas e dos organismos nacionais, comunitários e internacionais

- Realizar o stud-book da raça Luso-árabe (em principio com percentagens de sangue semelhantes às exigidas no Anglo-árabe) de forma a valorizá-la e a obter o seu reconhecimento além fronteiras.

- Assegurar o melhoramento da raça pela selecção de bons reprodutores

- Assegurar a defesa, a promoção, a coordenação e a representação dos interesses dos seus Sócios em todos os domínios, sejam eles técnicos, económicos, sociais ou fiscais, nomeadamente junto das autoridades públicas e dos organismos nacionais, comunitários e internacionais

- Obter os subsídios oferecidos pela Comunidade Europeia aos criadores de raças autóctones.

Qualquer contacto pode ser feito por telefone 261 961 282, ou por correio electrónico luso-arabe@sapo.pt ou psa@puro-sangue-arabe.com.

Voltar à página Imprensa            Retour a la page La Presse            Page The Press

 

Home Index